Londrina Bristlebacks Futebol Americano abre seletiva para novos atletas

Londrina-Bristlebacks-Futebol-Americano-foto-Alexandre-Amorim-div-1

do N.Coom

Visando atrair mais praticantes e potenciais atletas para ingressar no seu projeto de futebol americano, a equipe do Londrina Bristlebacks está com inscrições abertas para uma seletiva que será realizada no dia 12 de agosto. A atividade terá início a partir das 14h, no Aterro do Lago Igapó 2. O time irá selecionar jogadores para a categoria masculina no futebol americano, e também para o grupo feminino na modalidade Flag Football, similar ao futebol americano mas sem o contato físico.

Podem participar da seleção homens e mulheres a partir de 16 anos, e não é necessário possuir nenhuma experiência ou conhecimento prévio sobre o esporte. Os interessados devem preencher o formulário on-line disponível neste link.

Todos são bem-vindos a comparecer ao encontro, quando serão realizados alguns testes físicos para identificar futuros atletas e as posições adequadas para cada perfil. Não há quantidade limite de pessoas selecionadas, já que as escolhas levarão em conta as características dos jogadores e as demandas da equipe.

Os requisitos são que os inscritos cheguem trajados com roupas leves, chuteiras e levem, se possível, 1 litro de leite para o local da seletiva, que será arrecadado e doado, posteriormente. O Londrina Bristlebacks conta com o patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Foto: Divulgação

A direção do Londrina Bristlebacks também recomenda o uso de protetor solar e repelente de insetos, dormir e se hidratar bem pelo menos um dia antes. Além disso, deve-se evitar ingerir comidas pesadas e gordurosas horas antes dos testes, e evitar fazer os testes usando tênis, pois poderá haver problemas de aderência ao gramado, o que pode afetar o tempo final dos exercícios. Outras dicas são levar a própria garrafa de água e não comparecer à atividade se estiver com sintomas de Covid-19 ou tiver feito contato com pessoas com sintomas.

No dia da seleção, serão feitos testes físicos baseados em diferentes movimentos do esporte, como o Shuttle Run, 3 cone drill, salto vertical, salto horizontal e 40yard dash. E, para os homens, também terá flexão de braço, com o máximo de repetições em um minuto. Isso servirá para verificar a capacidade física de cada futuro atleta.

Segundo o vice-presidente e atleta do Londrina Bristlebacks, Rafael Algarte, quem passar pelos testes terá a oportunidade de ingressar em um programa de Rookies, com treinamentos por um período de dez semanas, onde serão mostrados e praticados os fundamentos básicos do futebol americano. “Após esse período, os jogadores e jogadoras poderão ser incorporados ao time principal”, informou.

Foto: Divulgação

Nesse período de treinamentos, o contato físico é reduzido e fica priorizado o ensinamento dos conceitos, com o monitoramento constante de um técnico em todo o programa. “Ao final dessa preparação dos novatos, eles são direcionados aos seus técnicos de posição e irão treinar junto com o elenco principal. Portanto, nesse período de dez semanas eles não são separados por posição, todos aprendem tudo e são acompanhados. O direcionamento é feito de acordo com o perfil e rendimento, até que cheguem ao time de fato”, explicou Algarte.

O atleta contou que o clube promove de duas a três seletivas por ano, ensinando a prática a novos atletas sem exigir experiência. “Nós planejamos junto com a comissão técnica os períodos de receber novos atletas, visto que a incorporação destes ao elenco principal gera uma demanda de treinamentos e ensinamentos. Nos preparamos para receber bem todos, dando atenção e orientando de maneira assertiva e segura. Temos uma comissão técnica formada por um técnico principal, três coordenadores, e cada posição tem seu capitão. Ainda contamos com um preparador físico que acompanha todos os treinos, e existem as parcerias com fisioterapeutas, para onde direcionamos os atletas quando necessário”, detalhou.

Atualmente, a equipe masculina do Londrina Bristlebacks possui 64 atletas em seu vasto plantel, que treinam e jogam em um sistema de rodízio, uma vez que o elenco também conta com jogadores de outras cidades. Parte do time é formada por atletas que já passaram por etapas seletivas como a que será realizada no dia 12 de agosto. “Passam pelos treinamentos prévios os atletas que não possuem conhecimento, mas também recebemos atletas que já jogam futebol americano, vindos de outras regiões ou por meio de parceria entre times. Recebemos, recentemente, atletas do time de Arapongas para jogar o estadual, e temos também atletas de diferentes cidades de São Paulo conosco”, relatou.

O Londrina Bristlebacks existe desde 2009, porém funciona desde 2013 como pessoa jurídica para formar sua associação sem fins lucrativos. Em 2014, a agremiação conseguiu o título de utilidade pública, o qual está em vigor até hoje.

Já o time feminino da modalidade Flag Football, dentro do projeto Bristlebacks, começou em setembro de 2022. O grupo disputou a fase regional sul da Copa do Brasil, em junho, e vai jogar o campeonato estadual de Flag em outubro deste ano. “Por enquanto, estamos apenas com o time feminino nessa modalidade, e buscando novas jogadoras na seletiva. Mas, no segundo semestre, temos um planejamento para iniciar também no masculino e sub-16 misto”, adiantou Rafael Algarte.

Brasileirão  – No dia 6 de agosto, o Londrina Bristlebacks inicia sua caminhada na divisão 2 (D2) do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). A estreia será em casa, diante do Caraguá Ghostship, às 10h, no estádio VGD. A entrada será 1 litro de leite, que a organização destinará a entidades filantrópicas.

O grupo do Londrina ainda conta com o Assis Captains, São Bernardo Avengers e Six Spartans.

Compartilhe

Escrito Por

Leia Também

Alcaraz vence o Aberto da França

O espanhol Carlos Alcaraz foi obrigado a suar, mas conquistou seu primeiro título do Aberto...

Camisa 10 Miguel Kenji comemora medalha no Mundial e reencontra as origens no futsal do Colégio Londrinense

Da Assessoria Camisa 10 da Seleção Brasileira de Futsal e vice-campeão no Mundial Universitário, que...

Hoje tem Londrina no Café contra o Sampaio Correia

Por Rodolpho Pinduca O Londrina Esporte Clube entram em campo hoje no Estádio do Café...

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEC TV

Londrina x Coritiba - Melhores momentos
Londrina x Coritiba - Melhores momentos
07:33