Ademir da Guia, a lenda, faz 82 anos
- 926 visualizações
Por Edson Ferracini
.Hoje é aniversário do Ademir da Guia/82 anos, o “Divino”, o “fino da bola” como dizia o saudoso Fiori Gigliotti, o locutor da torcida brasileira.
Filho do mestre Domingos da Guia – Ademir foi o jogador de bola mais elegante que já vi jogar. Até pra “descer o sarrafo” ele era refinado rsrs…
Num “choque rei”, irritado com uma entrada maldosa do lateral Pablo Forlan – pai do astro uruguaio Diego Forlán – Ademir devolveu-lhe uma “sapatada”. O comentário na rádio Bandeirantes foi o seguinte: “até para dar uma rasteira ele dá com classe”.
Na final do Paulistão de 1972 no Pacaembu – também contra o tricolor paulista – o quarto zagueiro Alfredo Mostarda do Palestra foi expulso ainda no primeiro tempo.
Todos esperavam a substituição clássica/óbvia: sai o ponta esquerda e entra um zagueiro.
Mestre Osvaldo Brandão, técnico esmeraldino na época, depois de “trocar ideia” com Dudu, Ademir e Luiz Pereira, não fez substituição alguma.
Para o espanto de uma platéia verde perplexa – Ademir da Guia veio para a quarta zaga e jogou muito. Orientou, desarmou, cabeceou e saiu jogando com aquela categoria que Deus lhe deu.
Quem assistiu teve a oportunidade de ver o que é ser um jogador completo e ainda com aquela finesse ímpar.
O placar final – zero a zero – deu o título ao Palestra e com um detalhe raro que não sei se já aconteceu outras vezes: campeão e vice terminaram o campeonato invictos. Bons tempos!