RONALDINHO, O BRUXO E O MARKETING FURADO!

RONALDINHO

Por Edson Ferracini

A história de ADAMS ÓBVIO inspirou brilhantes publicitários pelo planeta. Foi contada pela primeira vez em 1916, e nela o menino Adams – de família humilde – começou a trabalhar como arquivista de uma grande Companhia de Nova Iorque, mais tarde tornando-se dono dela. Seu grande trunfo era enxergar o óbvio em tudo.

Você direcionaria seu marketing para vender uma Ferrari em um segmento de mercado que vende carros populares? Não, você não daria esse “tiro no pé”.

A agência “Speakeasy estratégia e comunicação” ao colocar Ronaldinho Gaúcho fazendo uma entrevista cabal, contundente, agressiva e controversa – deu esse mole e atirou um “projétil na própria pata”.

A intenção era usar o craque gaúcho – figura querida pela bola espetacular que jogou –
amigo e ídolo do jogadores – para dar uma opinião impactante e escandalosa. A idéia, às vésperas da Copa América, seria R10 esculhambar a seleção brasileira. O desmentido viria no dia seguinte sob a justificativa de que tudo não passava de uma ação de marketing.

Jogadores da seleção – que de nada sabiam, ficaram putos da vida, mas demonstraram sua decepção de forma bastante elegante. Romário – sempre ele e que se mete em tudo – manifestou sua concordância com R10. Trouxa!

O desejo de chocar era para o nome Rexona ficar na boca do Brasil inteiro. O intento foi alcançado, mas com a absoluta maioria das pessoas e da mídia falando mal.

Fico imaginando quem é o iluminado da criação que teve a idéia. O “falem mal mas falem de mim”, penso, só arranhou imagens nessa parada aí.

O objetivo de chocar primeiro para esclarecer depois – segundo a agência, era gerar uma reflexão de que “torcida não abandona”.

Bem, abandonando ou não, Ninguém vai comprar Rexona por isso. A máxima de Adams Óbvio era “por que não pensei nisso antes”. E ele mesmo respondia: “a simplicidade é o máximo da sofisticação” .

Compartilhe

Escrito Por

Leia Também

Série C. Começa a fase decisiva para quem quer subir. Londrina joga na segunda, no Café

por Rodolpho Pinduca Neste sábado começa a segunda fase da série C do Brasileirão 2024....

Série D: Dogão, de Maringá, fará jogo do ano

por Rodolpho Pinduca Um ano pra ser coroado com o acesso à série C. A...

Na estreia da Terceirona, Portuguesa não toma conhecimento do Cambé

Portuguesa Londrinense e Cambé estrearam hoje na Terceira Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol jogando...

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEC TV

Londrina x Coritiba - Melhores momentos
Londrina x Coritiba - Melhores momentos
07:33