PSTC vence Patriotas nos pênaltis e está de volta a Primeira Divisão do Paraná
- 221 visualizações
do site C+ Esportes
Na manhã deste domingo (09), Patriotas e PSTC se enfrentaram, na Vila Capanema, pela partida de volta das semifinais da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense.
Foi sofrido, foi na raça. Mas, a equipe de Alvorada do Sul conquistou o grande objetivo da temporada. Após ter perdido a partida de ida, a equipe saiu atrás do marcador, levou o empate no final mas teve forças para buscar a vitória no tempo normal e tranquilidade para vencer nas disputas de pênaltis a equipe que tinha a melhor campanha do campeonato.
Assim, após triunfo no tempo normal por 2 a 1, a equipe do norte do estado contou com o brilho do goleiro Pedro Henrique e confirmou seu acesso com a vitória por 4 a 3 nas disputas de pênaltis.
Com o resultado, o PSTC está classificado para a final da Divisão de Acesso, e consequentemente, garante o acesso à elite do Campeonato Paranaense, após três temporadas.
Na grande decisão, o adversário será o Andraus, que no sábado (08), venceu o Iguaçu. As partidas serão nos dois próximos finais de semana.
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) irá confirmar as datas e horários na sequência, mas a partida de ida será no Estádio Álvaro Alves, enquanto a volta será na Vila Capanema, pois o Andraus teve melhor campanha na primeira fase.
PATRIOTAS 1 (3 X 4) 2 PSTC
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo começou agitado, com as duas equipes mostrando boa presença em campo. A primeira grande chance foi do PSTC. Aos 11 minutos, Welbber recebeu grande passe de Justino, mas de frente para o gol, acabou finalizando mal, perdendo ótima oportunidade.
Mas, o PSTC continuou pressionando, e de forma cirúrgica, achou seu gol. Aos 17, após uma indecisão da zaga do Patriotas, Nathan subiu mais alto e de cabeça, completou um cruzamento, para o fundo das redes.
A equipe da casa só conseguiu responder aos 25 minutos. Caio Queiroz fez grande jogada e encontrou Matheus Castanha, que está livre dentro da área. Porém, a cabeçada não saiu como ele queria, e foi por cima da meta de Pedro Henrique.
A situação do PSTC se complicou aos 32 minutos, quando Gilberto fez falta em Dionatan e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso de campo.
SEGUNDO TEMPO
A tônica da segunda etapa foi totalmente diferente. O Patriotas utilizou o jogador a mais em campo para pressionar o adversário desde os primeiros minutos.
O empate só não veio por conta do goleiro Pedro Henrique, que fez, no mínimo, três grandes intervenções. O PSTC se segurava como podia, porém, aos 34 minutos não teve jeito.
Lucas Brasil aproveitou a sobra de bola e chutou forte, no ângulo, sem chances para Pedro Henrique. Parecia que o resultado já estava definido, mas o PSTC conseguiu buscar a vitória na raça.
Aos 40 minutos, a defesa da equipe da capital não cortou o cruzamento e a bola sobrou para Leo Cruz, que apenas completou para as redes e levou a decisão para os pênaltis.
PÊNALTIS
Coppetti iniciou as cobranças e abriu o placar para o Patriotas. Leo Couto também converteu sua cobrança e empatou para o PSTC.
Danilo deslocou Pedro Henrique e marcou o segundo da equipe da capital. Leo Cruz, que havia feito o gol da vitória, bateu muito mal seu pênalti, e isolou a bola.
Porém, Lucas Brasil, que também havia marcado no tempo normal, bateu muito fraco, e parou no arqueiro adversário. No entanto, Nathan também foi displicente em sua batida, e parou em Júlio César, deixando o Patriotas em vantagem.
Caio Queiroz cobrou com categoria e deixou a equipe da casa muito perto da classificação. Mas, André também bateu bem seu pênalti, deixando o PSTC vivo na disputa.
Chance que foi mantida quando Caique isolou sua cobrança e desperdiçou a chance de classificar o Patriotas. Leo cobrou com categoria e levou a disputa para as batidas alternadas.
Lucas Sena abriu a disputa para o Patriotas mas parou em Pedro Henrique. Coube a Fellipe acertar sua cobrança e colocar o PSTC na elite do Campeonato Paranaense
FICHA TÉCNICA
Patriotas 1 (3 × 4) 2 PSTC
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR).
Data: 09 de julho de 2023 (domingo).
Horário: 11h (horário de Brasília).
Arbitragem: Andre Ricardo Martins (PR) apitou a partida, com auxílio dos assistentes Sidmar dos Santos Meurer (PR) e Heitor Alex Eurich (PR).
Patriotas: Júlio César; Mateus Cata, Geovani, Erivelton (Lucas Sena 2ºT/00″) e Caio Queiroz; Maycon Canário (Danilo 2ºT/23″), Coppetti e Matheus Castanha; Dionatan, Paulo Careca (Caique 2ºT/33″) e Lucas Brasil
Técnico: Pedrinho Maradona
Gols: Lucas Brasil (2ºT/34″)
Cartões amarelos: Lucas Brasil (1ºT/22″); Matheus Castanha (2ºT/12″)
PSTC: Pedro Henrique; Gilberto, Leo Cruz, Leo e Leo Couto; Vanderlei (Mateus 2ºT/25″), André e Justino (Fellipe 2ºT/14″); Adrian, Welbber (Gabriel 2ºT/11″) e Nathan
Técnico: Reginaldo Vital
Gols: Nathan (1ºT/17″); Leo Cruz (2ºT/40″)
Cartões amarelos: André (1ºT/15″); Gilberto (1ºT/22″ e 1ºT/32″); Adrian (1ºT/42″)
Cartão vermelho: Gilberto (1ºT/32″); Reginaldo Vital (2ºT/37″)