Ouro e Bronze para o Kendô de Londrina

Londrina-no-campeonato-brasileiro-de-Kendo-div-2

Atletas da Associação Shinko-Kai de Kendô de Londrina e da Associação de Kendô e Iaido Aka Ashi Londrina conquistaram ouro e bronze no 40° Campeonato Brasileiro de Kendô. O torneio foi realizado na última sexta-feira (10) e sábado (11), na cidade paulista Santo André, e incluiu as categorias iniciantes, mirim, infantil, juvenil e aspirantes.

Entre os sete atletas londrinenses que disputaram o Brasileiro, o ouro veio pela categoria infantil de equipes, junto com três medalhas de bronze nas disputas individuais. Os londrinenses levaram, ainda, dois prêmios de honra ao mérito. A Associação Kendô Shinko-Kai Londrina recebe apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Na disputa de equipes da categoria infantil, Londrina foi representada pelos atletas Leonardo Naoki Kemotsu, Augusto Navarro Shishido e Henrique Yudi Chui Oguido, do Dojo Shinko-Kai, e também Natsumi Maeoka, do Dojo Aka Ashi.

O grupo obteve o primeiro lugar, com medalha de ouro e o título de campeões nacionais. Maeoka também competiu pela categoria infantil individual, onde obteve a terceira colocação, e Henrique Yudi recebeu o prêmio de honra ao mérito em sua categoria.

Na categoria individual iniciante sem bogu, sem o uso de armaduras, os atletas Ana Luiza Kadowaki Oguido e Fábio Ryu Yamaguti Amaral, do Dojo Shinko-Kai, conquistaram o terceiro lugar no pódio. Do Dojo Aka Ashi, a atleta Lívia Maeoka recebeu a premiação de honra ao mérito, na mesma categoria.

O presidente da FEL, Marcelo Oguido, citou que a prática do kendô um esporte que pode transformar a vida dos praticantes, trazendo equilíbrio e disciplina por meio da filosofia que essa arte marcial integra. Oguido cumprimentou atletas e comissão técnica pelo resultado da competição, destacando a importância desse resultado em nome de Londrina. “Quero dar meus parabéns à equipe, todos os técnicos, aos atletas e seus pais, que apoiam essa modalidade tão bacana que é o kendô. Temos que incentivar cada vez mais esse esporte, que é ensinado pelos dojos em Londrina há tantos anos, um trabalho incrível que tem obtido retorno e ótimos resultados”, disse.

O Kendô é uma arte marcial da esgrima japonesa, que lida com as habilidades físicas e mentais necessárias para o confronto. Neste esporte, o atleta usa um traje de armadura, chamado bogu, e porta uma ou duas espadas, chamadas shinai, que usa para golpear seu adversário, com o objetivo de o desarmar. O Sensei do Dojo Shinko-Kai, Wilson Koguishi, comentou a importância dos ensinamentos do Kendô serem aplicados pelo praticante. “Além de exercitar o físico, o Kendô forma o caráter do indivíduo através da prática dos ensinamentos da espada, com seus valores. Em japonês, a palavra Kendô significa ‘caminho da espada’”, explicou.

O próximo Campeonato Brasileiro de Kendô ocorrerá nos dias 31 de setembro e 1° de outubro, dessa vez para a categoria de graduados, e o Dojo Shinko-Kai vai representar Londrina novamente.

Texto: Sofia Loredo, sob orientação dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Compartilhe

Escrito Por

Leia Também

LEC Futmesa leva botonista ao lugar mais alto do pódio

A equipe do LEC Futmesa disputou a 3ª etapa do Campeonato Paranaense no último sábado...

Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

A seleção brasileira de atletismo disputa neste domingo (21)  o Mundial de marcha atlética por...

Boxe: Brasil fatura 2 ouros e 3 pratas em 1º evento da Word Boxing

O boxe brasileiro subiu sete vezes ao pódio – em duas vezes com medalha de...

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEC TV

Londrina x Coritiba - Melhores momentos
Londrina x Coritiba - Melhores momentos
07:33