Jogos Paradesportivos do Paraná encerram em Londrina com participação recorde

Jogos-Paradesportivos-do-Parana-2024-Londrina-div-1

do N.Com

No último fim de semana, Londrina foi a casa da 12ª edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná, recebendo mais de 2 mil atletas de todo o estado em um evento que bateu o recorde de participantes. Foram 427 equipes, de 66 municípios, disputando 17 modalidades em 18 locais de competições, abrangendo as regiões central, norte, sul, leste e oeste da cidade. O torneio, que envolveu jogos entre paratletas com deficiências intelectuais, auditiva, visual e física, foi realizado entre 29 de maio e 2 de junho.

Na edição 2024, os Jogos Paradesportivos reuniram competições de Badminton, Canoagem, Ciclismo, Golf 7, Natação, Taekwondo, Tênis em Cadeira de Roda, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquete em Cadeira de Roda, Futsal para Amputados, Futsal D.I, Futsal para Surdos, Goalball, Dragon Boat, Handebol D.I, Handebol em Cadeira de Rodas, Rugby e Vôlei Sentado. Todos os resultados e informações podem ser conferidos neste link.

As modalidades envolvem competidores deficientes físicos (DF), auditivos (DA), intelectuais (DI), visuais (DV), com Síndrome de Down (SD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Foto: Divulgação

O evento foi organizado pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, com o apoio da Prefeitura de Londrina e instituições parceiras.

Londrina foi a cidade com o segundo maior número de medalhas de ouro, conquistando sete primeiros lugares no pódio, além de uma prata e três bronzes. Curitiba encerrou a participação com 9 ouros, 10 pratas e 1 bronze. Outras campanhas de destaque foram as de Maringá (4 ouros, 5 pratas e 3 bronzes) e Cascavel (3 ouros, 4 pratas e 6 bronzes). Outros campeões foram Umuarama, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Salto do Itararé e Siqueira Campos.

A delegação de Londrina contou com 21 dirigentes, técnicos das delegações, e 137 atletas que disputaram 11 modalidades: atletismo, dragon boat, futsal para surdos, goalball, natação, badminton, canoagem, ciclismo, taekwondo, tênis de mesa e xadrez.

Entre os destaques estão as equipes de goalball, que faturaram ouro tanto no masculino como no feminino, e de badminton, também vencedoras em ambas categorias. A primeira colocação também veio com a canoagem masculino, taekwondo masculino e tênis de mesa feminino.

A medalha de prata londrinense na competição foi conquistada pelo time feminino de ciclismo. E os três bronzes vieram pela canoagem feminino, dragon boat feminino e xadrez feminino.

Foto: Divulgação

O técnico do time de goalball masculino e coordenador da equipe feminina de Londrina, Márcio Rafael da Silva, celebrou as conquistas e enfatizou a relevância do projeto na modalidade, desenvolvido Instituto Roberto Miranda (IRM). A iniciativa é patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).

“Sempre trabalhamos para chegar em primeiro e estamos colhendo ótimos resultados. A equipe masculina é mais experiente e conta com atletas de maior rodagem em competições, sendo hoje a terceira melhor do país. Nos Jogos Paradesportivos, mesclamos o grupo para dar rodagem a outros atletas e fomos bem-sucedidos. Já o time feminino é mais jovem, com atletas na média dos 21 anos. Este projeto retornou em 2022 e, mesmo sendo um time jovem, as meninas conseguiram se impor dentro das partidas e conquistaram o ouro”, detalhou o treinador.

A equipe masculina fez três jogos na fase de grupo, vencendo todos, e depois vieram a semifinal e final, vencida em cima de Maringá por 7 a 3. No feminino, foram dois jogos com vitória na fase de grupo e o título veio na final contra Curitiba, com placar de 9 a 7.

Das 12 edições de Jogos Paradesportivos, a equipe masculina participou de 11 eventos, tendo conquistado 10 ouros e uma prata. A equipe feminina vem jogando desde 2022, quando ficou em segundo lugar, e foi campeã em 2023 e 2024.

Silva acrescentou que as duas equipes participaram, em abril deste ano, da Copa Paraná, em Guarapuava, onde ambas foram campeãs. O time masculino venceu a equipe de Cascavel, enquanto a feminina bateu o Maestro, de Curitiba.

Foto: Divulgação

Para o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Claudemir Fattori, a 12ª edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná foi um sucesso, conseguindo o êxito de obter participação recorde e gerando resultados positivos em várias modalidades. “Para além do desempenho esportivo, da parte atlética e técnica, envolvendo disputas de alto nível, o evento tem o caráter principal de valorizar a atuação dos paratletas, permitir a inclusão e promover competições pautadas pelo respeito entre os adversários. É uma imensa alegria Londrina ter realizado novamente os Jogos e ficamos satisfeitos pelos retornos. O paradesporto salienta a superação e desperta o interesse de outras pessoas em praticar atividades físicas, celebra a inclusão e união por meio do esporte”, destacou.

Fattori lembrou que, das 12 edições realizadas, oito tiveram Londrina como sede. “Somos palco de grandes disputas, equipes e atletas. O evento também preenche a rede hoteleira e fortalece a economia local. Houve outros eventos importantes na cidade, como a Expo Japão, e hotéis de outras cidades vizinhas também foram utilizados. É sempre gratificante ver toda essa movimentação dos Jogos, o resultado é muito bonito e agradecemos todos os parceiros dessa iniciativa, incluindo o prefeito Marcelo Belinati e o Governo do Paraná”, avaliou.

Ainda segundo o presidente da FEL, por conta da alta demanda de participantes, a modalidade de atletismo terá uma edição à parte dos Jogos Paradesportivos. “As disputas do atletismo, que reúnem centenas de atletas, irão ocorrer em outra data e local, provavelmente em Cascavel, no mês de agosto”, informou Fattori.

Compartilhe

Escrito Por

Leia Também

Londrina vence e se mantém no grupo que se classifica

Tá! Foi sofrido o jogo do Londrina. Quem foi ao estádio do Café no sábado...

O ANEL DE GIGES E O CORINTHIANS!

Por Edson Ferracini Imagine se o torcedor corintiano, a seu comando, pudesse ficar invisível e...

Operário-PR supera Chapecoense e dorme na vice-liderança da Série B

Na partida que marcou a abertura da 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro,...

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEC TV

Londrina x Coritiba - Melhores momentos
Londrina x Coritiba - Melhores momentos
07:33