Flamengo demite Vitor Pereira
- 270 visualizações
O Flamengo anunciou nesta terça-feira a demissão de Vítor Pereira, que deixa o cargo de treinador após pouco mais de três meses no comando. A decisão já havia sido tomada no dia seguinte da derrota para o Fluminense na final do Campeonato Carioca, mas a direção do clube aguardou alguns trâmites para divulgar o desligamento do português, que receberá R$ 15 milhões em multa rescisória.
Jorge Jesus e Jorge Sampaoli são alvos iniciais para substituir Vítor Pereira, que deixa o clube com sua comissão técnica e também o preparador físico Mário Monteiro, que trabalhou com Jorge Jesus em 2019. A diretoria ainda avalia outras mudanças na estrutura do departamento de futebol. Nomes como os dos gerentes Fabinho Soldado e Juan passam por reavaliação.
Os dirigentes do Flamengo vão iniciar o processo de contratação de um novo treinador, mas aguardavam a finalização da rescisão com Vítor Pereira, pois seus representantes são os mesmos que os de Jorge Jesus: Bruno Macedo e o escritório em Portugal do agente Giuliano Bertolucci.
O técnico Vítor Pereira deixa o clube após um trabalho de pouco mais de 90 dias. No período, disputou cinco títulos e perdeu todos. Supercopa, Mundial, Recopa, Taça Guanabara e Estadual foram os torneios disputados pelo Flamengo em 2023. Vítor Pereira chegou no começo de janeiro para o lugar de Dorival Júnior.
Mesmo após a conquista da Libertadores e da Copa do Brasil por Dorival, o presidente Rodolfo Landim optou pela saída do então treinador e trouxe Vítor Pereira, que não acertou a permanência no Corinthians.
O motivo alegado para a saída foi pessoal, por suposta doença da sogra. Meses depois, Pereira voltou a trabalhar e a motivação foi a possibilidade de conquistas no Flamengo. Na prática, entretanto, o desempenho dos atletas considerados de ponta não se comprovou. Vítor Pereira tentou implementar um novo sistema de jogo e não obteve êxito.
Em três meses, o técnico obteve 12 vitórias, sete derrotas e dois empate em 21 jogos. O aproveitamento é de 60,3%, segunda pior marca desde 2019. Dentre os oito treinadores que foram contratados na gestão de Rodolfo Landim, o português só ganha em números de Rogério Ceni, que terminou sua passagem no clube carioca com 59,3%.
A saída de Vítor Pereira do Flamengo abre o leque de opções do clube no mercado para a contratação de mais um treinador. Os nomes de Jorge Jesus, Jorge Sampaoli e Tite são os que ganham mais forças nos bastidores.