Entrevista exclusiva com Felipe Lessa, autor de Destemidos de Azul e Branco, a história do Tubarão a partir de personagens

Entrevista exclusiva com Felipe Lessa, autor de Destemidos de Azul e Branco, a história do Tubarão a partir de personagens

Veja a entrevista que o VEC, no quadro Paçoca Esportiva fez com o autor Felipe Lessa, e com a participação do jornalista Milton Cassitas.

O livro “Destemidos Azul e Branco – A história do Londrina contada por personagens” lançado no sábado (18), na Tubastore (loja oficial do Londrina Esporte Clube) Foi escrito por Felipe Lessa e ilustrado por Enéas Ribeiro Corrêa e contam histórias ditas por personagens da história do clube.

O livro “Destemidos de Azul e Branco” conta a história ilustrada do Londrina Esporte Clube a partir das trajetórias de vida de grandes personagens. São mais de 250 páginas que revivem os grandes feitos do Tubarão, após mais de 50 entrevistas e pesquisas variadas. Ao invés de apresentar fotos aos leitores, os autores optaram pelas ilustrações de Enéas Ribeiro Corrêa. É uma maneira de apresentar um novo formato distinto de outras obras brasileiras. A identidade regionalista é impactante nos textos do jornalista Felipe Lessa, que buscou também apresentar uma versão contrastante com o cotidiano conhecido em cada página escrita.


No livro, o leitor vai conhecer um pouco mais sobre ídolos como Carlos Alberto Garcia, Gauchinho, Ado, Elber, Everton, Márcio Alcântara, Zetti, João Neves e Cláudio Tencati. São 33 personagens centrais que contam a trajetória de situações importantes na vida do Londrina Esporte Clube, fundado em 1956. São apresentados os cinco títulos paranaenses, a Taça de Prata, a edição II da Primeira Liga do Brasil, a campanha semifinalista da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro, a Copa Paraná, vencedores de Copa do Mundo, participantes da Seleção Brasileira e da Seleção Paranaense, atletas das categorias de base, guardiões da história do clube, autor de hino e torcedores emblemáticos.

“Destemidos de Azul e Branco” tem uma pegada regionalista sobre Londrina, a grande cidade do interior do Paraná – que no passado foi capital mundial do café. Personagens são descritos pelo jornalista Felipe Lessa a partir de um cenário baseado especialmente na região. As biografias são fortemente identificadas com a vida de cada um no município e no Estado. As grandes façanhas além das fronteiras, porém, não deixam de ser evidenciadas.

Felipe Lessa – Jornalista e pesquisador de histórias do futebol paranaense. Nascido em Londrina, 1982. Trabalhou nos jornais Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná. Colaborou também com outros periódicos paranaenses. Fez parte do início dos trabalhos de pesquisa do Acervo LEC.


Felipe Lessa e Enéas Ribeiro são os autores do livro. (Foto: Reprodução)

Enéas Ribeiro Corrêa – Nascido em Brasília, 1974. Graduado em Artes Visuais, iniciou carreira profissional em 1993. Autor das charges esportivas “Trio de Ferro”, que publicou no Jornal A Semana, Jornal do Estado, Tribuna do Paraná e Federação Paranaense de Futebol. Além das charges impressas, produziu imagens animadas para as redes de televisão RIC TV no programa Tempo de Jogo e Paraná Educativa no programa Gol de Ouro.

Escrito Por

Leia Também

Sabe aquela cabeçada? Foi gol!

O goleiro italiano Dino Zoff, em entrevista há alguns anos, mandou um recado ao zagueiro...

Londrina vai a Porto Alegre tentar uma vitória sobre o Grêmio

Por Rodolpho Pinduca Nesta terça-feira às 19 horas na arena do Grêmio em Porto Alegre,...

Arrasador, Londrina vence fácil o Guarani

Por Rodolpho Pinduca O Londrina Esporte Clube foi arrasador na noite de ontem jogando contra...

Deixe um comentário

{{ reviewsTotal }} Review
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

VEC TV

Destemidos de Azul e Branco, a história de quem faz a história do Londrina Esporte Clube
Destemidos de Azul e Branco, a história de quem faz a história do Londrina Esporte Clube
39:46