Depois de dez anos o PSTC dá adeus a Cornélio e mandará seus jogos em Alvorada do Sul

pstc-2019-campeao-1200x565

Criado em Londrina como escola de futebol, o Paraná Soccer Technical Center (PSTC), é um dos empreendimentos com maior sucesso no futebol do Paraná no que se refere a relevar jogadores para o nobre esporte Bretão. Entre eles, Fernandinho, Dagoberto, Kleberson, só para falar nos top de linha que frequentaram a Seleção Brasileira.

Aliás, eu tive o prazer de jogar uma partida no centro de treinamento da empresa quando jornalistas enfrentaram um combinado de ex-jogadores e profissionais do PSTC.

Mas a conversa aqui é sobre a mudança do time, mais uma vez.

Depois de dez anos, o PSTC está deixando Cornélio Procópio. Aliás a notícia pregou de surpresa o prefeito da cidade Amin Hanouche. A equipe londrinense vai passar a mandar seus jogos na Segundona do Paranaense em Alvorada do Sul, cidade que fica a 71 km de Londrina.

Segundo o prefeito Hanouche, durante reunião com o empresário Mário Iramina, presidente do PSTC, apenas foi comunicado a mudança para Alvorada. Em entrevista a Rádio Rainha da Paz, de Cornélio, Hanouche disse que a direção da empresa PSTC não pediu nada para permanecer em Cornélio, uma colaboração maior ou outra coisa, apenas comunicou a saída e agradeceu os anos na cidade.

“Foi uma surpresa. É muito triste perder uma atração esportiva como esta. Mas vamos trabalhar em busca de outra possibilidade para mantermos o futebol na cidade, com pessoas que tem mais identidade com nossa cidade”, disse Hanouche.

Jogando em Cornélio, o PSTC foi campeão Paranaense da Segunda Divisão em 2015 além de disputar uma partida contra o São Paulo, pela Copa do Brasil.

Antes de ir para a cidade do norte Pioneiro, o PSTC já havia tido uma experiência em Sertanópolis.

O empresário Mário Iramina, em entrevista a radio Rainha da Paz, não quis explicar o motivo da saída de Cornélio Procópio. Segundo ele o PSTC é uma empresa e precisa dar lucro para os acionistas. Por esta frase, possivelmente o time não estaria tendo lucro na cidade. Em poucas palavras agradeceu os torcedores de Cornélio e o prefeito pelos anos de parceria.

O VEC está tentando contato com Iramina, mas por enquanto ele não deu retorno. O espaço continuará aberto caso ele queira explicar os motivos da saída.

No site do PSTC, uma carta em agradecimento a Cornélio:

Tudo na vida é um ciclo, tem começo, meio e fim. No futebol não é diferente. O Paraná Soccer Technical Center (PSTC) comunica que, a partir de 2023, não irá mais atuar como mandante em Cornélio Procópio nos jogos da equipe profissional, fato que ocorria desde 2012. Deste modo, o PSTC formaliza que deixa de representar o município.

A sensação junto à comunidade esportiva procopense é de dever cumprido. A diretoria do clube foi enfática na chegada a Cornélio Procópio, em 2012. Não houve promessa de títulos, de contratações e/ou de eventos de grande porte. A única certeza dada pela diretoria naquela oportunidade era que o público de Cornélio Procópio teria uma opção a mais de entretenimento.

A diretoria não prometeu, mas o público teve tudo isso para desfrutar. O futebol procopense voltou a comemorar um título profissional após várias décadas, com a conquista da segunda divisão estadual, em 2015. Depois de quatro anos, o Estádio Municipal Ubirajara Medeiros foi o palco de mais um título da segunda divisão paranaense.

E não parou por aí! Após ser semifinalista da elite do futebol paranaense em 2016, o nome de Cornélio Procópio foi levado ao cenário nacional no ano seguinte. Na disputa da Copa do Brasil, carregando o nome da cidade, o PSTC recebeu a primeira fase da competição nacional no Ubirajara Medeiros, lotou o estádio e garantiu classificação para enfrentar o São Paulo FC. Contra o tricolor paulista, milhões de telespectadores de todo o país acompanharam o representante de Cornélio Procópio medir forças contra um tricampeão mundial na segunda fase da Copa do Brasil.

Teve comemoração também fora do futebol profissional. Para celebrar as bodas de prata do PSTC, a diretoria do clube não mediu esforços para promover um jogo festivo entre as lendas do PSTC e as lendas da Seleção Brasileira. Cornélio Procópio recebeu em fevereiro de 2020 campeões da Copa do Mundo de 1970, 1994 e 2002 com a Seleção Brasileira, além de vários outros craques com passagens internacionais com a Amarelinha.

Para finalizar, é preciso agradecer à Prefeitura de Cornélio Procópio, que sempre nos apoiou, aos patrocinadores locais, que acreditaram no PSTC enquanto representante do futebol profissional procopense, aos torcedores, pelo apoio ao longo de mais de uma década, aos profissionais de imprensa que acompanhavam nossa rotina e a todos que, de alguma forma, nos apoiaram desde 2012 até agora.

Londrina, 17 de janeiro de 2023,

Mario Sigueo Iramina
Presidente do PSTC

Compartilhe

Escrito Por

Leia Também

Dorival Jr x Carpini. O tratamento diferente da mídia

Po Edson Ferracini O futebol enquanto metáfora da vida entrega cabeças numa bandeja às “feras...

LEC Bristlebacks vence e lidera Paranaense

Por Mateus Dias No último Domingo, a equipe do LEC Bristlebacks, escreveu mais um capítulo...

Boxe: Brasil fatura 2 ouros e 3 pratas em 1º evento da Word Boxing

O boxe brasileiro subiu sete vezes ao pódio – em duas vezes com medalha de...

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEC TV

Londrina x Coritiba - Melhores momentos
Londrina x Coritiba - Melhores momentos
07:33