Copa Liga União Londrina apresentou jovens atletas a olheiros de grandes clubes nacionais

Copa-Liga-Londrina-de-Futebol-2024-campo-Luiz-de-Sá-FEL-div-1

Do N.Com

Movimentando o futebol local e apresentando para clubes brasileiros expressivos os jovens talentos de Londrina e região, foi encerrada no último sábado (17) a 1ª Copa Liga União. O evento ocorreu desde quinta-feira (15) com atividades na Arena Santa Cruz, localizada no Conjunto Luiz de Sá, área norte da cidade. Em caráter similar ao de uma ‘peneirada’, com a finalidade de promover a observação de atletas de base, os jogos reuniram 32 equipes londrinenses, de diferentes partes do município, nas categorias sub-12, sub-14 e sub-16.

Ao todo, participaram da primeira edição cerca de 700 meninos, de clubes de dez cidades na região de Londrina. O objetivo foi proporcionar um ambiente de testes para avaliar futuros craques do futebol, observados por profissionais olheiros de diversos times nacionais, que compareceram para ver de perto o desempenho em campo. Estiveram presentes avaliadores do Flamengo (RJ), Fluminense (RJ), Cruzeiro (MG), Bahia (BA), Ferroviária (SP), Barra Futebol Clube (SC) e União Cacoalense (RO).

A iniciativa foi uma realização da Liga de Futebol de Londrina (LFL), em parceria com a WD Sports, e contou com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Foto: Divulgação

O prefeito Marcelo Belinati compareceu no dia de encerramento, prestigiando a iniciativa. Também estiveram presentes o deputado federal Marco Brasil, que anunciou recursos para investimento em contêineres com banheiros e vestiários para áreas esportivas de Londrina (mais detalhes abaixo), e o vereador Fernando Madureira, que ajudou a articular esse investimento. O diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, foi outro a marcar presença.

Na abertura da Copa Liga União, realizada na última quinta-feira (15), foram disputados cinco jogos envolvendo dez times do sub-16, de onde cerca de 20 atletas foram selecionados. E na sexta-feira (16), houve cinco partidas com as dez equipes da categoria sub-14, quando quase 30 atletas foram escolhidos.

Já no sábado (17) um time com os jogadores destacados no sub-16 jogou contra o União Cacoalense, de Rondônia, pertencente à WD Sports, uma das organizadoras da Copa Liga União Londrina e que possui uma sede para treinamentos em Pitangueiras (PR). Por sua vez, os selecionados do sub-14 enfrentaram a equipe do Gol de Letra, de Rolândia. No mesmo dia, ainda houve seis partidas com os 12 times do sub-12, para que os olheiros também pudessem observar os mais novos.

Durante os jogos, os avaliadores puderam analisar os atletas e filtrar aqueles que mais chamaram a atenção, levando em conta atributos como qualidade técnica e tática, perfil na posição em campo, tomada de decisão, competitividade, postura, parte física, cognitiva, entre outros.

Foto: Divulgação

Na análise do gestor de competições da Liga de Futebol de Londrina, Antônio Marcos Gonçalves, a primeira edição da Copa Liga União foi um sucesso na cidade, movimentando centenas de meninos e dezenas de clubes da região. “Os olheiros gostaram bastante do que viram, da organização das equipes em campo, e se interessaram por vários atletas, alguns dos quais poderão ter a chance de receber contato das agremiações representadas. Foram muitos os elogios, são jovens talentosos que podem ser lapidados para evoluírem”, contou.

De acordo com Gonçalves, a ideia da organização é que o evento seja realizado anualmente, funcionando em formato similar. “Foi uma experiência inicial muito positiva e a intenção é consigamos colocar esse evento no calendário esportivo de Londrina. Queremos fazer algo até maior na edição do ano que vem”, adiantou.

Além da parte esportiva, o evento ainda gerou a arrecadação de mais de 500 kg de alimentos doados que serão distribuídos entre os clubes participantes, principalmente para serem destinados aos atletas que mais precisam. “A peneirada é muito importante para os meninos e clubes, momento de incentivar os atletas no esporte. Acima de tudo, foi uma iniciativa muito bonita; o espaço todo ficou bastante movimentado e o público compareceu, com várias famílias presentes vendo os garotos em campo, torcendo, prestigiando e tendo momentos agradáveis de convivência”, completou.

Banheiros e vestiários – Durante a Copa Liga União Londrina, houve o anúncio de investimento para quatro campos de futebol da cidade, que ganharão banheiros e vestiários implantados em estruturas de contêineres. A instalação será feita no campo da Arena Santa Cruz, no Conjunto Luiz de Sá, região norte; no campo do Lago Norte; no Conjunto Vivi Xavier, também zona norte; e outro no Conjunto das Flores (região sul). Assim, cada local terá uma unidade desse novo ambiente para tornar as áreas públicas de esporte e lazer mais confortáveis ao público.

O lançamento foi divulgado pelo deputado federal Marco Brasil, que viabilizou recurso por emenda parlamentar no valor aproximado de R$ 600 mil para a aquisição dos contêineres. A licitação será feita pela CMTU e a Prefeitura participará com contrapartida financeira, e também com melhorias nas áreas externas dos locais a serem atendidos, incluindo serviços de limpeza, calçamento e iluminação, por exemplo.

Segundo o vereador Fernando Madureira, de Londrina, que solicitou e articulou o pedido ao parlamentar federal, além dessas quatro unidades, foi feito um pedido ao deputado de mais quatro que poderão contemplar outras áreas da cidade, posteriormente. “Recentemente, o campo do Luiz de Sá passou por reforma, e agora será um dos locais contemplados com novos banheiros. São estruturas muito boas que vimos em outros estados e achamos interessante. Agradecemos ao deputado Marco Brasil por ter atendido essa demanda e viabilizado tais melhorias. Esperamos que outras novidades cheguem para a cidade, para podermos aprimorar a estrutura das áreas de lazer e esportivas”, comentou.

 Gostei1 

Compartilhe

Escrito Por

Leia Também

Londrina Futsal Feminino divulga projeto de patrocínio para a iniciativa privada

do N.Com Na manhã desta segunda-feira (8), a equipe feminina do Londrina Futsal se reuniu...

Conselheiros do Londrina aprovam SAF com Squadra Sports

Na manhã deste sábado (20), em Reunião Extraordinária realizada na sede administrativa do Estádio Vitorino...

Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

A seleção brasileira de atletismo disputa neste domingo (21)  o Mundial de marcha atlética por...

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEC TV

Londrina x Coritiba - Melhores momentos
Londrina x Coritiba - Melhores momentos
07:33