Braço Curto comemora desempenho na primeira etapa do Rally dos Sertões
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O Rally dos Sertões não para. A caravana de Umuarama chega agora a Presidente Prudente.
Ontem o dia foi de muitas retas, lombadas e velocidade para ninguém sentir falta de emoção.
E também foi dia de comemoração para a equipe Braço Curto, de Londrina, e a única do Paraná a participar do maior e mais competitivo Rally dos Sertões da História.
A Equipe Braço Curto está mandando bem. Paulo Marcondes e Ricardo Medeiros Jr pularam para 2° na categoria Pró Brasil em uma especial muito rápida, mas depois voltaram para 3º devido a uma penalidade por excesso de velocidade no radar. A dupla Claudio Leoni e Joel Kravtchenko também avançou na categoria e na geral. A L200 número 335 é a terceira colocada na Super Production.
De Foz do Iguaçu a Umuarama, os competidores puderam extrair o máximo de seus veículos em um dia que definiu os primeiros líderes da competição. Foram 366 quilômetros, dos quais 172 cronometrados, atravessando fazendas de soja. E as passagens pelas zonas de radar se tornaram dor de cabeça para alguns dos destaques entre as motos, carros e UTVs. Não que os competidores tenham exagerado na velocidade nos pontos em que ela é limitada – bastavam alguns metros acima do exigido para gerar punições.
“Para o primeiro dia fomos bem, tivemos alguns errinhos, mas conseguimos fazer um bom tempo”, disse o navegador Ricardo Goiano, da dupla com Paulo Marcondes. “Disseram que era um rally de velocidade e acabamos tendo problemas com o radar. Mas já aprendi que nesses pontos tem que tirar o pé”, brincou Paulo Marcondes.
Já a dupla Mário Marcondes e Artêmio Pauluci, passaram pela maratona sem penalizações. O navegador Artêmio Pauluci, comemorou a primeira etapa. “Recebemos 41 páginas com as indicações, foi um trabalho intenso de navegação, muitos pontos com radar para controle de velocidade e não levamos nenhuma penalidade. No final da especial também sentimos um problema no carro e tiramos o pé para resguardar a máquina”, comentou Artêmio.
A especial de 172 km, entre Foz do Iguaçu e Umuarama, foi cheia de saltos e com muito trabalho para a navegação.
Luiz Manara e Leo Telles tiveram problemas durante a prova e precisaram de apoio da equipe para concluir.
Youssef Haddad agora é o segundo na PT2.
No geral, Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio (carros) e Reinaldo Varela/Aristóteles Fiúza (UTV) são os primeiros líderes da prova.
Sobre duas rodas, a briga pela liderança tem sotaque. Atual campeão, o francês Adrien Metge (Yamaha) saiu na frente. Mas é seguido de perto pelo argentino Martin Duplessis (Honda). Nessa disputa, o melhor brasileiro é Bissinho Zavatti (Honda), em terceiro.
Nos UTVs, o sobrenome dos três primeiros é o mesmo. Quem pensou em Varela, acertou. O pai Reinaldo, e o navegador Aristóteles Fiúza estão em vantagem. Seguidos pelos filhos Rodrigo (com Matheus Mazzei) e Bruno (ao lado de Gustavo Bortolanza). Como é costume numa modalidade com 73 máquinas em ação, as diferenças foram apertadas. Especialmente considerando que restam 13 etapas até Salinópolis (PA).
Já entre os carros, Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio confirmaram o favoritismo com a Toyota Hilux T1+ da MEM Motorsport. Mesmo penalizados, bateram Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs (Buggy Century CR6/Baja Tek). Um furo de pneu fez com que os atuais campeões Cristian Baumgart e Beco Andreotti perdessem tempo. Nada que os tire da luta pela ponta.
Do Sul ao Sudeste
Neste domingo, o Sertões BRB 30 Anos ruma de Umuarama para o Portal do Oeste paulista. Presidente Prudente marca a entrada da caravana no Sudeste, com a etapa ‘Braço Forte’. Um percurso total de 535 quilômetros, dos quais 303 cronometrados. Depois de um início veloz, com lombadas e saltos em piso arenoso, os competidores atravessarão um trecho de canaviais com caminhos mais estreitos e a promessa de muita navegação. À espera de pilotos e navegadores na Praça do Povo, a expectativa é de cerca de 30 mil pessoas. Uma recepção digna de uma edição festiva e histórica.
O navegador Artêmio Pauluci, da dupla com Mário Marcondes, comemorou a primeira etapa. “Recebemos 41 páginas com as indicações, foi um trabalho intenso de navegação, muitos pontos com radar para controle de velocidade e não levamos nenhuma penalidade. No final da especial também sentimos um problema no carro e tiramos o pé para resguardar a máquina”, comentou Artêmio
*Com informações da Assessoria do Rally dos Sertões