
A Uefa anunciou nesta quinta-feira (28) que, a partir de 2026, a final da Liga dos Campeões terá início três horas mais cedo, às 13h de Brasília, em uma medida que pretende melhorar a experiência dos torcedores.
O novo horário foi decidido após críticas sobre a logística das finais recentes. Em 2025, por exemplo, o Paris Saint-Germain goleou a Inter de Milão por 5 a 0 em Munique, em uma partida que começou às 21h locais (16h de Brasília). Muitos torcedores só deixaram o estádio perto da meia-noite, após o fim das comemorações.
Nos últimos anos, a Champions League teve campeões de peso: em 2023, o Manchester City levantou a taça ao vencer a Inter de Milão em Istambul; em 2024, o Real Madrid confirmou sua hegemonia europeia derrotando o Borussia Dortmund em Wembley; e em 2025, foi a vez do PSG conquistar o título inédito ao atropelar os italianos em Munique.
Segundo a Uefa, a alteração permitirá melhor acesso ao transporte público após o jogo e ajudará as cidades-sede a colher benefícios econômicos com torcedores permanecendo mais tempo em seus arredores.
“O novo horário tornará a final ainda mais acessível, inclusiva e impactante para todos os envolvidos”, afirmou Aleksander Ceferin, presidente da entidade.
A Football Supporters Europe, organização que representa torcedores de todo o continente, comemorou a medida. “Um início mais cedo torna as viagens de um dia mais viáveis, reduz o estresse e permite que os torcedores aproveitem a ocasião sem se preocupar com a logística da noite”, destacou Ronan Evain, diretor executivo do grupo.
A primeira final com o novo horário acontecerá em 2026, na Puskás Arena, em Budapeste.