
Por Fernando Tupan
América-MG e Operário-PR empataram em 1 a 1 na noite deste domingo, em duelo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, realizado na Arena Independência, em Belo Horizonte. Os gols foram marcados ainda no primeiro tempo: Willian Bigode colocou os mineiros em vantagem, enquanto Neto Paraíba deixou o marcador igual.
O América, que vinha de triunfo sobre o Avaí por 2 a 0, não conseguiu emendar uma sequência positiva e segue dentro da zona de rebaixamento. A equipe soma 26 pontos e ocupa a 17ª colocação, dois a menos que o Botafogo-SP, primeiro fora do grupo de risco. O Coelho volta a campo no próximo sábado, às 16h, diante do Paysandu, no estádio da Curuzu, em Belém.
O Operário, por sua vez, chegou ao quarto jogo seguido sem derrota. A equipe comandada por Alex Souza acumula duas vitórias e dois empates nesse período, chegando a 34 pontos. O time paranaense permanece distante da disputa pelo acesso, já que a Chapecoense, última no G-4, tem 41. O Fantasma volta a atuar no domingo, dia 14, às 16h, contra o Cuiabá, no Germano Krüger, em Ponta Grossa.
O América-MG vai até Belém, do Paraná, no sábado, dia 13, para enfrentar o Paysandu, no Estádio Curuzu, às 16h.
O primeiro tempo foi movimentado. Logo aos cinco minutos, Stênio roubou a bola e arriscou de fora, obrigando Elias a intervir. Pouco depois, o atacante serviu cruzado para Willian Bigode, que se esticou, mas não alcançou a bola. O Operário respondeu em chute de Rodrigo Rodrigues pela esquerda, sem direção.
A pressão americana resultou no gol aos 20 minutos. Em levantamento de Arthur no setor ofensivo, Willian Bigode ganhou da defesa e cabeceou no canto, abrindo o placar. Porém, a vantagem durou apenas 12 minutos. Rodrigo Rodrigues avançou, driblou um marcador e cruzou. A zaga rebateu mal e Neto Paraíba finalizou forte, sem chances para Dalberson.
Na reta final, o América ainda criou boas oportunidades, principalmente em jogadas individuais de Stênio, que tentou duas vezes de longa distância, mas parou na defesa paranaense. O segundo tempo foi mais truncado, com poucas chances claras, e o empate permaneceu até o apito final.
Ficha técnica
América-MG 1 x 1 Operário
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Uesclei Regison Pereira dos Santos (AM)
VAR: Jose Claudio Rocha Filho (SP)
Cartões Amarelos: América: Stênio e Miquéias
GOLS: América: Willian Bigode 20′ 1T. Operário: Neto Paraíba 32′ 1T
Público: 2.764 torcedores
Renda: R$ 19.630,00
Local: Estádio Independência
América-MG: Gustavo; Júlio César, Ricardo Silva, Lucão e Paulinho (Dalbert);Felipe Amaral (Miquéias), Elizari (Titi Ortíz) e Kauã Diniz; Arthur Sousa, Willian Bigode (David da Hora) e Stênio (Rafa Silva). Técnico: Alberto Valentim
Operário: Elias; Gabriel Souza, Miranda, Giraldo e Cristiano (Jefferson); Índio, Zuluaga (Kleiton), Neto Paraíba (André) e Boschilia; Ademilson (Vitor Pernambuco) e Rodrigo Rodrigues (Vinicius Mingotti). Técnico: Alex de Souza