SRN Acre Clube conquista o Campeonato Brasileiro de Futebol para Amputados 2025

Da Assessoria
Do Sonho à Gloria, time da zona norte de São Paulo levanta troféu inédito e marca capítulo memorável no esporte inclusivo. Em um fim de semana histórico para o esporte inclusivo brasileiro, o SRN Acre Clube
Futebol para Amputados sagrou-se campeão brasileiro de 2025, após uma atuação memorável no Estádio de Pituaçu, em Salvador, o time da zona norte de São Paulo consolidou seu protagonismo nacional e reafirmou o poder transformador do esporte adaptado.
Organizado pela Confederação Brasileira de Futebol para Amputados (CBFA) e pela Associação Baiana de Desportos Adaptados (ABDA), o torneio reuniu 11 equipes de diferentes regiões do país entre os dias 7 e 9 de novembro. Participaram clubes como Corinthians (Mogi das Cruzes/SP), Faro (Rio das Ostras/RJ), São Bento (Sorocaba/SP),Piauí, Ourinhos (SP), Bahia, Vitória (BA), Sumaré (SP), Adesul (CE), Assama (PR) e o
próprio Acre Clube.

Com apoio da Federação Baiana de Futebol, da Sudesb e do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), o evento reforçou o compromisso com a diversidade e a valorização do esporte como ferramenta de inclusão.
O título nacional coroa uma sequência de conquistas do SRN Acre Clube. Em 2024, a equipe venceu o Campeonato Paulista e o Brasileiro Série B, título que deu acesso a série A deste ano. Em 2025, já havia conquistado a Copa do Brasil e agora soma o troféu mais importante da modalidade, o Brasileiro Série A.
Com o título nacional, o Acre Clube já está classificado para as semifinais do Campeonato Paulista 2025, em dezembro, e para a Copa Libertadores da América de Futebol para Amputados 2026, que será realizada entre 1º e 7 de fevereiro em São Paulo, reunindo 14 equipes internacionais.
“O SRN Acre Clube não apenas forma atletas, também forma cidadãos. E mostra que o futebol para amputados é um caminho real de autoestima, oportunidade e esperança”, afirma Diego Nunes, coordenador de projetos do Instituto Sandra Regina Nunes e diretor jurídico da CBFA.
O Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) tem sido um parceiro fundamental na trajetória vitoriosa do SRN – Instituto Sandra Regina Nunes, oferecendo suporte essencial para o fortalecimento do futebol para amputados e o desenvolvimento do paradesporto no Brasil. Graças a esse apoio, a equipe pôde participar de competições nacionais com estrutura, dignidade e igualdade de condições, reafirmando o compromisso do CBCP com a inclusão, o alto rendimento e a transformação social por meio do esporte. “Essa parceria demonstra, na prática, que quando instituições acreditam no potencial das pessoas com deficiência, o resultado é superação,
conquistas e inspiração para todo o país”, destaca Nunes .
O futebol para amputados é uma das modalidades desenvolvidas pelo Instituto Sandra Regina Nunes, referência em planejamento, disciplina e impacto social. Seus atletas são exemplos de superação e transformação por meio do esporte.
Mais do que vitórias em campo, o projeto do Instituto Sandra Regina Nunes promove inclusão social, cidadania e reabilitação. Alinhado às boas práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) e aos Objetivos de desenvolvimento Sustentável da ONU, o trabalho destaca especialmente os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 11 (Cidades e Comunidades
Sustentáveis).
Mais informações acesse: @acreclubefa, @institutosandrareginanunes e @cbfamput






