Londrina enfrentará o XV de Piracicaba na estreia da Copa do Brasil

1
48
Lucas Costa, zagueiro – foto Gustavo Oliveira

Da Assessoria do LEC

A equipe principal do Londrina Esporte Clube vai enfrentar o XV de Piracicaba na primeira fase da Copa do Brasil de 2020. O adversário foi definido em sorteio realizado na tarde desta quinta-feira (12) na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. 

O encontro entre londrinenses e piracicabanos ocorre no Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba – 164Km da capital paulista e 447Km de Londrina. Será jogo único. Quem vencer avança à  segunda fase. Em caso de empate, quem se classifica é o Tubarão por estar mais bem colocado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. 

A data da partida ainda será definida pela CBF. O duelo está previsto para o dia 5 ou 12 de fevereiro. Quem avançar enfrenta Juventude-RS ou Coruripe-AL na segunda fase. Seja LEC ou XV, quem avançar à segunda fase faz a partida em casa no duelo com alagoanos ou gaúchos. 

Esta será a 13ª participação do LEC na Copa do Brasil. Na melhor delas, chegou às quartas de final em 1993. Em 2019, o Tubarão terminou em 19º depois de passar por Americano-RJ na primeira fase, Botafogo-PB na segunda fase e Paraná Clube na terceira fase. Só parou na quarta fase, quando foi eliminado pelo Bahia. 
 

Londrina x Paraná Clube

Em 39 jogos que disputou até aqui na história do torneio, o Tubarão conquistou 16 vitórias e oito empates.


O meio-campo Luquinha comemora com Marcelinho e Felipe Vieira o gol de falta que ajudou o time londrinense chegar à quarta fase da Copa do Brasil
Foto: Gustavo Oliveira/ Londrina Esporte Clube (19-02-2019)

 

Sobre a Copa do Brasil de 2020
Assim como foi na edição do ano passado, Copa do Brasil de 2020 será dividida em oito fases. Na primeira delas, participam 80 clubes: os mais bem colocados dos campeonatos e copas estaduais além daqueles mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes da CBF. O Tubarão entrou com o quarto lugar conquistado no Paranaense de 2019.  
 
A primeira fase será jogo único, a ser disputado na casa da equipe com posição inferior no ranking. Quem vencer avança. Em caso de empate, classifica-se o time visitante. Não há disputa de pênaltis. Também não há critério de gol qualificado nem na primeira, nem em nenhuma outra fase da competição. 
 
As 40 equipes classificadas vão para a segunda fase, que também será disputada em jogo único. Mas desta vez, o mando de campo já foi definido no sorteio realizado hoje na sede da CBF. É por isso que se o LEC se classificar à segunda fase já sabe que vai atuar no Estádio do Café. Diferentemente da fase anterior, em caso de empate no tempo normal, a decisão da vaga vai para os pênaltis.  
 
Os jogos passam a ser de ida e de volta apenas a partir da terceira fase e assim continuam até a decisão do título. Caso houver empate na soma dos placares dos dois jogos, a decisão também vai para os pênaltis. Na terceira fase, o jogo de volta será realizado na casa da equipe com a melhor posição no ranking da CBF.  
 
Os confrontos da quarta fase da Copa do Brasil, além dos mandos de campo dessas partidas, serão definidos por sorteio logo após o término da terceira fase.  
 
As cinco equipes classificadas às oitavas de final se juntam a Athletico Paranaense, Corinthians-SP, Grêmio-RS, Internacional-RS, Santos-SP e São Paulo-SP, que disputam a Copa Libertadores de 2020, e a Bragantino (campeão Brasileiro da Série B de 2019), Cuiabá (campeão da Copa Verde de 2019) e Ceará (campeão da Copa Nordeste de 2019). 
 
Também nas oitavas de final, os confrontos serão definidos por sorteio. Os oito classificados vão para as quartas de final, quando um novo sorteio vai definir os confrontos que vão apontar os semifinalistas. Os mandos de campo também serão definidos por sorteio nas oitavas, nas quartas, na semifinal e na final do torneio.  
 
O campeão da Copa do Brasil de 2020 garante vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2021.  

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta